SEMANA DA LITERATURA COM CHUVA DE LIVROS E ESPETÁCULO “SOLO PARA PALAVRAS E SANFONA DE BRINQUEDOS”.



Sábado à noite, 11/9, a partir das 19h30, sarau com Chuva de Livros dos escritores locais e a presença do poeta Emmanuel Marinho, que com um banquinho e uma sanfona promete emocionar a platéia. O Secretário da Cultura, prof. Hélio Consolaro garante que o show surpreenderá os presentes. "Em 2007, assisti ao show do Emmanuel Marinho na Unicamp num dos ginásios de Esporte da universidade, para 3 mil professores participantes do Congresso de Leitura. No final, a platéia numerosa aplaudiu de pé o artista por 10 minutos", lembra o secretário.

Sobre Emmanuel Marinho
Emmanuel Marinho compõe poemas, edita-os em livros e os interpreta no teatro e na música. Publicou os livros: "Ópera 3" ,1980, "Cantos de Terra",1982, "Jardim das Violetras", 1983, "Margem de Papel",1994, "Satilírico",1995, "Caixa de Poemas",1997 e "Caixa das Delícias",2003.
No teatro, Emmanuel Marinho já trabalhou com nomes como Gerald Thomas e Bia Lessa, entre outros.
Na música, Emmanuel gravou o disco "Teré", já em sua segunda edição, onde reuniu nomes singulares na música nacional, como: Itamar Assumpção, Paulo Lepetit, Toninho Ferragguti, Alzira Espíndola, Pedro Luis e a Parede, entre outros.
No cinema protagonizou os curta - metragens: "Numa Beira de Estrada" - Direção de Marcos Guttmam, "Kalendas" - Direção de Izacc Chueke, "Praça Paris" - Direção de Leila Hipólito.
É criador e intérprete dos espetáculos "Margem de Papel", "O Encantador de Palavras" e Satilírico", “ Solo para Palavras e sanfona de brinquedo “ espetáculos solos, com encenação e texto do poeta-ator.
Desde 2006 é Coordenador de Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD, onde mantêm um trabalho fundamental na cidade de Dourados, desenvolvendo vários projetos sócio culturais que atende a comunidade da universidade e a comunidade externa.
A 2ª Semana da Literatura teve início na última quarta-feira (8) com a abertura oficial e solenidade de premiação do Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba e a palestra do poeta Sérgio Vaz. Além das palestras a literatura teve como parceira o teatro. Na quinta “Causos Caipiras” com Duxtei Vinhas Ítavo juntamente com o palestrante Tiago Novais de Lima (São Paulo) e sexta-feira Eufraudísio Modesto Filho com a palestra sobre cultura popular e o grupo Pregadores do Riso, encenará Palhaços de Timotchenco Webhi.
De acordo com Hélio Consolaro, ninguém sairá do evento na noite deste sábado sem ganhar um livro de presente, doado pela Academia Araçatubense de Letras.

Serviço:
2ª Semana da Literatura
SARAU – CHUVA DE LIVROS
“SOLO PARA PALAVRAS E SANFONA DE BRINQUEDOS” – Emmanuel Marinho
Dia: 11/setembro (sábado)
Local: SENAC (auditório)
Horário: 19h30