SESC recebe inscrições para oficinas de literatura em agosto

O SESC Birigui realiza gratuitamente a oficina de Criação Literária, com o escritor e jornalista Toninho Vaz, dia 13 (sábado), das 14h às 17h, no Polo Avançado do SESC em Araçatuba. 

Nos dias 10, 17 e 24 (quartas-feiras), ocorrerão também aulas de Leituras Dramáticas de poemas e poesias clássicas e contemporâneas, com a instrutora de atividades culturais Mazé Tavares, sempre às 20h, no Polo Avançado do SESC em Araçatuba. 

As inscrições para ambas as atividades podem ser feitas pelo telefone (18) 3608-5400. Limite de 20 vagas para cada.

CriaçãoCom o intuito de estimular o hábito e o prazer pelos livros, Toninho Vaz utiliza o método Ezra Pound e faz uma devassa no Paideuma clássico, como sugestão de leitura, adaptando a abordagem também para a literatura brasileira contemporânea.

Partindo da premissa de que ler é a matéria prima do escrever, o jornalista sugere autores e obras e dá noções de história da literatura, escola após escola e o significado de cada uma delas. Além disso, Toninho ensina técnicas que aproximam do melhor exercí­cio da escrita (o lead jornalí­stico tem várias funções e aplicações).  Os participantes poderão trazer textos já feitos de casa, pois o propósito é ajudá-los a escrever, revelando truques e sugerindo técnicas. 

Toninho VazFormado em Jornalismo nas Faculdades Integradas Estácio de Sá, Rio de Janeiro, começou sua carreira como repórter do jornal paranaense Diário da Tarde e produtor do programa Grandes Encontros da TV Paraná. 

Entre as décadas de 1970 a 1990, trabalhou em revistas como a Istoé e a revista de domingo do Jornal do Brasil.

Foi editor de texto do Jornal Bandeirantes, na TV Bandeirantes (de 1979 a 1981), e dos programas Globo Esporte, Jornal Nacional e Fantástico (de 1982 a 1995). 

Em 1995, assumiu a função de chefe de redação do SBT, durante a administração do jornalista Roberto Cabrini, em Nova York. E, em 1996, ainda nos EUA, trabalhou como produtor e editor freelancer no escritório da Rede Globo Internacional.

De outubro de 1997 a janeiro de 1998, trabalhou como produtor e editor de jornalismo na CBS Television, Miami, EUA.

Teve quatro livros publicados entre 2001 e 2007, entre eles, as biografias de Paulo Leminski e do poeta Torquato Neto.

No mês passado, Vaz lançou o livro “Solar da Fossa”, no qual descreve o casarão carioca que serviu de moradia para grandes artistas brasileiros.

Informações:Toninho Vaz 
(21)3852-5637
tvaz@uol.com.br
www.toninhovaz.blogspot.com
Programação Cultural do SESC BiriguiGraziela Nunes/ Ana Paula Araripe
(18) 3608-5400
Mazé Tavares/ Nathalia Falcomer
(18) 3642-7040