Sermão da Sexagésima encerra Semana de Literatura




 

 
A Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, de Araçatuba, recebeu o mais ilustre padre luso-brasileiro: Antônio Vieira. Incorporado no ator araçatubense Ayrton Salvanini, o religioso proferiu no sábado (17) o “Sermão da Sexagésima”, 356 anos depois de tê-lo pregado na Capela Real, em Lisboa.

O texto é um dos mais representativos da Língua Portuguesa. Com ele, Vieira analisa parábola de Jesus Cristo sobre o ato de semear em comparação com o ato de pregar, sugere melhor forma de discurso e reflete sobre por que faz “pouco fruto a palavra de Deus”. A pregação encerrou a Semana de Literatura de Araçatuba.

Entre os fiéis que presenciaram o sermão estavam o secretário municipal de Cultura, Hélio Consolaro, o padre Charles Borg, a presidente da Academia Araçatubense de Letras (AAL), Cidinha Baracat, a vereadora Durvalina Garcia e o ex-presidente da AAL e professor universitário, Tito Damazo.

APRESENTAÇÃO
A apresentação do texto durou quase uma hora, tendo sido proferidos sete dos dez capítulos que compõem o sermão. Foram extraídas todas as expressões em latim e, em algumas vezes, trocado o pronome "vós" por "vocês".

Depois da encenação, o artista conversou com a plateia sobre sua trajetória como “ator da palavra” e sobre a importância dos sermões de Vieira, que nasceu em 1608, em Lisboa, e morreu em 1697, na Bahia.

ESTÍMULO
Realizada Prefeitura de Araçatuba desde 2009, a Semana de Literatura tem o objetivo de estimular a literatura na cidade, por meio de palestras, lançamento de livros, visitas de escritores locais a escolas, espetáculos, entre outras atividades.

A edição deste ano começou oficialmente no dia 13 deste mês com palestra do escritor Marcelino Freire e premiação do Concurso Internacional de Contos “Cidade de Araçatuba”. Os espetáculos e palestras da semana reuniram cerca de 500 pessoas. 

------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br