TEM INÍCIO SEMANA DA LITERATURA


A 3ª Semana da Literatura teve início oficialmente na noite desta terça-feira (13). No auditório do SENAC, o Secretário de Cultura de Araçatuba, prof. Hélio Consolaro e a Secretária de Ação Social e primeira dama do município receberam os presentes e o pernambucano responsável pela palestra, Marcelino Freire.
Marcelino Freire
A mesa foi composta por representantes da literatura local. Cidinha Baracat, presidente da Academia Araçatubense de Letras, Antônio Luceni, diretor da União Brasileira de Escritores (UBE), Henry Mascarós, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Clóvis Carvalho, representando o SESC.

Antes de a palavra ser passada à mesa, o secretário Hélio Consolaro fez questão de que um minuto de silêncio fosse realizado em homenagem à memória de Lúcia Maria Milani Piantino, membro da Academia Araçatubense de Letras, que faleceu na última sexta-feira (9).
Cidinha, Hélio e Marcelino
Mesa composta, cada integrante ressaltou a importância do evento. Destacando a importância do incentivo a literatura. Após as falas, a entrega dos livros “Contos Premiados”, com os textos de todos os participantes do 24.º Concurso Internacional de Contos da Cidade de Araçatuba e do livro “Experimentânea 9. Os livros foram distribuídos aos presentes e também aos vencedores. Marcelino Freire foi o responsável pela primeira palestra da semana. O sotaque pernambucano criou uma intimidade com a platéia que atenta ouviu sobre sua vida no nordeste até sua entrada no mundo da literatura. Hoje Freire mora em São Paulo.

Marcelino Freire - O pernambucano

            Nascido em Sertânia (PE), e morador de São Paulo desde 1991,Marcelino Freire escreveu diversos livros, principalmente de contos, como “Angu de Sangue” (Ateliê, 2000), “BaléRalé” (2003) e “Contos Negreiros” (Record, 2006), este último vencedor do Prêmio Jabuti.

            Criou o próprio selo, eraOdito, pelo qual publicou livros gratuitos de Moacyr Scliar, Glauco Mattoso e Manoel de Barros, e a antologia “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” (parceria com Atêlie Editorial, 2004).

            Organiza anualmente em São Paulo a Balada Literária, evento que mistura mesas de debates e lançamentos de livros, com festas em bares do bairro Vila Madalena. É um dos escritores mais influentes da chamada Geração 90.

Vencedores
Regional
1º Lugar
Tarso José Ferreira - Araçatuba
Conto – Amizade Sincera

2º Lugar
Danieli Elias Richart - Penápolis
Conto – A palavra muda

3º Lugar
Mário Henrique Silveira Bueno - Araçatuba
Conto – A travessia

Menção Honrosa
1º Lugar
Regina Ruth Rincón - Araçatuba
Conto – A magia do circo

2º Lugar
Odair Maurício de Albuquerque - Penápolis
Conto – A morte não manda recado

3º Lugar
Ronaldo Ruiz Galdino - Birigui
Conto – Uma história de 2924

4º Lugar
Josiane da Silva Mesquita (Anna Himmel) - Araçatuba
Conto – O gato na janela

5º Lugar
Wanilda Maria Meira Costa Borghi - Araçatuba
Conto - Acerto

Ganahadores regionais do concurso
Programação
Dia 15, quinta-feira
19h – noite de autógrafo- o escritor de Buritama e advogado Jordemo Zaneli Júnior autografa seu livro “A garota rock star”.

20h30- palestra do escritor e presidente da Fundação da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim: A Fundação da Biblioteca Nacional e a Literatura Brasileira”.

Dia 16, sexta-feira
19h30 – Concerto da Orquestra de Sopros de Araçatuba
20h30 - Performance do ator Ayrton Salvanini “Semana de Arte Moderna de 1922”, apresentando textos dos escritores Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, com quadros de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti

Dia 17, sábado – Catedral N. S. Aparecida
20h30 - após a missa - apresentação do texto “Sermão da Sexagésima”, do PE. Antônio Vieira, por Ayrton Salvanini, na Catedral N. S. Aparecida, Araçatuba. Introdução do CantAta Coral, sob regência de Neila Fontão.

3ª Semana da Literatura de Araçatuba – 13 a 17 de setembro
Parcerias: SESC e Senac
Apoio: Academia Araçatubense  de Letras / União Brasileira  de  Escritores – núcleo de Araçatuba / Livraria  Nobel – Shopping de Araçatuba / Oficina  Cultural  Sílvio  Russo
Realização: Prefeitura de Araçatuba - Secretaria  Municipal de Cultura

Serviço: 3ª Semana da Literatura de Araçatuba
Dias; 13 a 17 de setembro