Circuito Nacional de Feiras terá 200 eventos em 2012

Criado há menos de um ano pela Fundação Biblioteca Nacional e Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Circuito Nacional de Feiras de Livro terá, em 2012, cerca de 200 eventos, mais que o dobro dos 75 iniciais, da época de seu lançamento, em maio de 2011. O calendário, que será lançado em abril, durante as comemorações do Mês do Livro, inclui feiras e festivais de literatura com venda de livros, de pequeno, médio e grande porte, em capitais e outros municípios de todas as regiões do País.

O Circuito Nacional de Feiras de Livros é um calendário das feiras de livros realizadas anualmente no País. São eventos para promover os livros, a literatura e a leitura organizados por governos estaduais, prefeituras, entidades de editores e livreiros, ONGs, empresas, escolas e outros parceiros.

Ao organizar e sistematizar um calendário anual – uma antiga demanda dos organizadores de feiras, expositores, escritores e promotores da leitura – o Circuito Nacional de Feiras de Livros vai permitir melhor planejamento, integração de programação cultural e maior participação das cadeias produtiva e criativa do livro e todos aqueles que atuam para formar leitores e desenvolver a leitura no Brasil.
Para apoiar as feiras do livro existentes e estimular a criação de novas pelo interior do Brasil, principalmente em pequenas e médias cidades, a Fundação Biblioteca Nacional e o Ministério da Cultura criaram um programa para apoiar esses eventos.

O calendário das feiras é sistematizado pela Fundação Biblioteca Nacional, por meio de sua Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, e Câmara Brasileira do Livro (CBL). O Circuito Nacional de Feiras de Livro tem o apoio das entidades do livro – Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitários (ABEU), Câmara Rio-Grandense do Livro e as câmaras regionais, que realizam ou apóiam boa parte desses eventos pelo país afora.
Em breve, será divulgado o Calendário Nacional - 2012. Aguarde!
(ABDL - 21/03/2012)
 
Araçatuba será uma das cidades contempladas.