Lançamento de livros na Jornada de Literatura de Araçatuba


Hélio Consolaro*

Durante a 4.ª  Jornada de Literatura de Araçatuba, vivemos  um momento importante na cultura de nosso município.  Em 2012, após aprovação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba (CPMCA) e pela Câmara Municipal, pela primeira  vez, a Prefeitura financia projetos de artistas locais.  

O sistema literário de uma comunidade se compõe  de três elementos, segundo Antônio Cândido: escritores, leitores  e editoras. Araçatuba já  tem esse sistema implantado  embrionariamente. E com a Prefeitura investindo na publicação  de  livros, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, há chance de amplicação.    

A literatura teve a sorte e  a presteza  de ser o primeiro  segmento a ser  contemplado, pois os escritores foram mais rápidos na montagem dos projetos, com a publicação  de  três livros. Cada  escritor recebeu R$ 5 mil  para  realizar  o seu empreendimento.

Em  seguida,  será  a vez do teatro, da música, da dança, das  artes visuais,  das artes populares,  da memória. O artista ou a entidade cultural apresenta o seu projeto e  a Secretaria Municipal de Cultura, com  análise  do Conselho Municipal de  Políticas  Culturais, aprovando-o, começa a realização do projeto.

Para quem assumiu a Secretaria  Municipal de Cultura, como este blogueiro, com o objetivo de democratizar  a  política cultural do município, que sempre  foi uma proposta do prefeito Cido Sério (PT), o lançamento dos três  livros durante  a Jornada de Literatura é  um momento de entusiasmo.

Dia 6/9, quinta-feira, 20h, véspera de feriado, a escritora Emília Goulart  terá noite  de autógrafos no Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP), na rua Duque de Caxias, 29 com o  seu livro “Descaminhos  dos anjos”. Editora Somos. Investimento da Prefeitura.

Dia 7/9, sexta-feira, 20h, feriado, o Grupo Experimental, da Academia Araçatubense de Letras, autografará sua décima coletânea, “Experimentânea 10”, também no MAAP. Editora Somos.  Investimento da Prefeitura.

Dia 8/9, sábado, 20h, o escritor Antenor  Rosalino  autografará seu livro de poemas “Prismas Poéticos”, também no MAAP. Editora Somos. Investimento da Prefeitura. 

Com investimento, a cultura de Araçatuba está se destacando no cenário paulista. As pessoas se sentem melhor morando no município em que o  poder público  municipal é acolhedor , o  sentimento  de orgulho de pertença se eleva. Investir em cultura é transformar.  

MENALTON BRAFF

No sábado, 8  de setembro, a partir das 9h da manhã, Araçatuba, durante a Jornada de Literatura de Araçatuba tem a honra de sediar o lançamento de dois  livros de Menalton Braff:  "Tapete de silêncio" e "O casarão da rua do Rosário".