MAIS DE SEIS MIL ALUNOS TIVERAM CONTATO COM ESCRITORES



Jornada da literatura percorreu escolas de Araçatuba

Vencedores e autoridades durante a premiação
A 4ª Jornada de Literatura de Araçatuba, realizada de 1.º a 14 de setembro de 2012, foi um verdadeiro sucesso. Mais de seis mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares participaram das atividades. Ao todo 22, escolas receberam os escritores convidados. “O resultado foi excelente. Foi o contato com a literatura, com quem faz literatura”, afirmou o secretário municipal de Cultura de Araçatuba, Hélio Consolaro.

As escolas da cidade fizeram questão de participar. “Em uma única unidade cerca de 600 alunos tiveram contato direto com os escritores. Muitas escolas participaram com os três períodos”, afirmou o Secretário.
Hélio Consolaro
Para que a jornada alcançasse esse sucesso, as parcerias foram fundamentais. A União Brasileira de Escritores (UBE) de Araçatuba e Região proporcionou o encontro com o escritor e vice-presidente da UBE, Menalton Braff. A Academia Araçatubense de Letras, pois oito acadêmicos participaram das visitas. A Diretoria de Ensino abriu as escolas estaduais para a 4ª Jornada de Literatura de Araçatuba. O Sesc trouxe o escritor Fernando Bonassi para um bate papo com os alunos do projeto sala de leitura no anfiteatro da E.E. Manuel Bento da Cruz.

CONCURSO DE CONTOS
Antes das atividades da “Jornada”, houve o 25.º Concurso Contos Cidade de Araçatuba, cuja culminância se deu na solenidade de premiação da noite aconteceu na noite de 14 de setembro.Neste ano, 592 pessoas se inscreveram.
 O evento contou com a presença de convidados e premiados na platéia, além de autoridades que durante a cerimônia fizeram questão de destacar a importância da literatura em nossas vidas.

A premiação contou com a presença dos vencedores regionais: Francisco Carlos Pereira com o conto “Lussanvira”, primeiro colocado; Rita de Cássia Zuim Lavoyer com o conto “O beijo da serpente” segunda colocada; e Larissa Firmo Alves Marzinek com o conto “O loiro e o Ouro Negro”, em terceiro lugar. Todos de Araçatuba. Confira a relação completa dos vencedores de todas as categorias no blog.

Durante o evento, todos que compareceram durante a solenidade de premiação receberam gratuitamente o livro “Contos Selecionados”, como ocorre desde 2009. O livro é uma publicação  da Secretaria Municipal, cujos textos foram selecionados  selecionados pela comissão julgadora.
O livro "Contos Selecionados 2012"