Prefeito de Penápolis dá palestra em escola durante a Jornada de Literatura



Dia 10 de setembro, 14h, o prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos (PT), que é mestre em literatura pela Unesp e escritor, ministrará palestras aos alunos do Unicolégio, ensino médio,numa parceria da escola com a Secretaria Municipal de Cultura. Ele vai abordar um tema bem próximo a sua vida Literatura e Política, lembrando Graciliano Ramos, José de Alencar, Rui Barbosa, José Sarney, etc. 
O Unicolégio, dirigido pelo professor Joaribes Torquato, que tem como professor de literatura Mário César Rodrigues, participa desde a primeira edição da Jornada de Literatura de Araçatuba, iniciada em 2009.   

João Luís dos Santos - biografia23 de junho de 1965 – Penápolis - SP
Filho de Plínio dos Santos (1926-1988) e de Jesuína de Souza Santos (1930-1998) chegaram a Penápolis em 1950, vindos de Medina-MG
“João puxava à mãe, escrivinhadora de cartas.”
Presidiu o Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis – FUNEPE , onde fez o Curso de Letras, formando-se em 1988. Sempre participou de movimentos sociais, sem descuidar dos estudos.
Ingressou no magistério público estadual em 1989.
Mestre de Literaturas de Língua Portuguesa pela Unesp (Campus de São José do Rio Preto)
É professor de Literatura Brasileira – FUNEPE   e da Faculdade Metodista de Birigui
Foi aprovado em concurso público como supervisor de ensino da rede estadual.
Católico, foi membro da juventude franciscana, integrou a coordenação da Pastoral da Juventude da Diocese de Lins, sempre lutou pelos direitos humanos. Participa da Comunidade São Benedito de Penápolis.
Em 1984, lançou como coautor com Antônio Carlos Duarte de Carvalho (USP de Ribeirão Preto) o livro “Entes do mundo nosso”
João Luís cursou Direito no Centro Universitário Toledo em Araçatuba, 1995-1998.
Em 1999, casou-se com a advogada Renata Torres Buranello.
Foi vereador pelo PT de 2001 a 2004.
Em 2004, publicou “Penapoleia Desvairada”, com orelhas de Hélio Consolaro, atual secretário de Cultura de Araçatuba.